FACILITADORES ABEPSS ITINERANTE/2022


Direção da ABEPSS – articuladores nacionais e regionais

Marina Monteiro de Castro e Castro
Minicurrículo: Assistente social. Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Serviço Social/UFRJ. Membro do GEPEFSS - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre os fundamentos do Serviço Social. Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS- Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
Teresa Cristina Moura Costa
Minicurrículo: assistente social, doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pernambuco e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Professora Adjunta A da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós - Graduação em Políticas Públicas. É membro do Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas e do Grupo de Estudos em Políticas de Seguridade Social e Serviço Social. Tem experiência em políticas públicas e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Política Social, Proteção Social, Política de Assistência Social, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. Integra a atual gestão da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social na função de Coordenadora Regional de Graduação da Regional Norte, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
Giselle Souza da Silva
Minicurrículo: Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela UERJ. Professora do departamento de Serviço Social da UniRio. Coordenadora do projeto de pesquisa Fundo Público e Estado no Brasil contemporâneo. Pesquisadora do Nutss e do Gopss/UERJ. Integra a atual gestão da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social na função de Coordenadora Regional de Graduação da Regional Leste, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
George Francisco Ceolin
Minicurrículo: Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Serviço Social da Unidade Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2010). Graduado em Serviço Social pelo Centro Universitário de Lins - UNILINS (1991). Pesquisador CNPq do Nucleo de Estudos e Pesquisas Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (NEFSSC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Grupo de pesquisa Motyrõ - Trabalho, Questão Social e Direitos Humanos na Periferia do Capitalismo, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador da área de Fundamentos do Trabalho Profissional do Serviço Social; com ênfases nas expressões da questão social na contemporaneidade, na categoria valor, e na crise estrutural do capital. Membro da Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS GO. Vice- presidente da Regional Centro-Oeste, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
Monique Bronzoni Damascena
Minicurrículo: Assistente social, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa; mestra e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS/PUCRS; tendo realizado estágio pós-doutoral no mesmo programa. professora adjunta do curso de Serviço Social na Unipampa/Campus São Borja. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social - GTFOPPS/Unipampa. Coordenadora Regional de Graduação da Regional Sul I, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
Maria Fernanda de Aguiar Azevedo
Minicurrículo: Estudante do curso de Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Baixada Santista; militante e membro da atual gestão da ENESSO Região VII; representante discente de graduação na Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS); representante estudantil na Comissão Estadual de Formação Profissional (CFOR) do CRESS 9ª REGIÃO/SP, militante do Movimento por uma Universidade Popular e estagiária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo - Unidade São Vicente. Representação discente de graduação da Regional Sul II, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.
Paulo Roberto Felix dos Santos
Mini-Currículo: Assistente Social. Professor do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Serviço Social (PPGSS/UFAL). Doutor em Serviço Social (PPGSS/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS). Tutor do Programa de Educação Tutorial em Serviço Social – PET – Serviço Social. Vice-Presidente da ABEPSS – Regional Nordeste. Tem como área de pesquisa: Fundamentos do Serviço Social. Fundamentos do Estado e do Direito na sociabilidade capitalista. Determinações étnico-raciais da criminalização da questão social no Brasil. Vice- presidente da Regional Nordeste, Gestão 2021- 2022 “Aqui se respira luta!”.

Facilitadores

Álison Cleiton de Araújo
Mini-currículo: Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutor em Serviço social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2010). Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2008). Tem experiência na área de Fundamentos do Serviço Social; Serviços e trabalho em serviços; com ênfase na categoria Trabalho e suas expressões contemporâneas.
Erlenia Sobral do Vale
MiniCurrículo: Assistente Social. Professora Adjunta do Curso de Serviço Social UECE. Mestre em Educação pela UFC. Doutora em Serviço Social pela UFPE e Pós-Doutora em Serviço Social pela UFRN.
Tatiana Reidel
Minicurrículo: Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS), Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madri (UCM) Espanha. Professora associada do Depto de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social no qual é vice coordenadora. Membro Diretoria do CRESS 10ª Região (2002-2005). Integrante da Comissão de Formação e Trabalho Profissional (CRESS 10ª Região). Membro da Executiva Regional da Abepss Sul 1 (2015-2016). Líder do grupo de pesquisa GEPTFESS/UFRGS- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Formação e Ética Profissional em Serviço Social. Membro da Coordenação do GTP Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)2019-2020; 2021-2022. Coordenadora da Pesquisa Configurações e Tendências do Perfil, Formação e Trabalho de Assistentes Sociais no Brasil. Bolsista Produtividade 2 do CNPq.
Luciana Gonçalves Pereira de Paula
Minicurrículo: Assistente Social; Doutora em Serviço Social pelo PPG/UFRJ; Docente na Faculdade de Serviço Social/UFJF; membro do GEPEFSS (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre os fundamentos do Serviço Social).
Márcia Campos Eurico.
Minicurrículo: Mestre e Doutora em Serviço Social - PUC/SP. Assistente Social do INSS. Professora do PPG em Serviço Social e Políticas Sociais da UNIFESP Baixada Santista. Coordenadora do GTP Serviço Social, Relações de Exploração e Opressão, Gênero, Feminismos, Raça/etnia e Sexualidades ABEPSS - Biênio 2021-2022. Autora do Livro Racismo na Infância. Pós-doutoranda no PPG em Direito da PUC Rio.
Mailiz Garibotti Lusa
Minicurrículo: Atualmente é docente do Departamento de Serviço Social da UFSC. Foi professora dos Cursos de Serviço Social da UFAL e da UFRGS. Dedica-se aos estudos e pesquisas sobre a questão agrária, as ruralidades e a formação profissional em Serviço Social. É coordenadora do Grupo Terra, Trabalho e Resistência da UFSC e coordenadora do GTP Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da ABEPSS.
Marileia Goin
Minicurrículo: Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social. Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2019); Professora no Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), na graduação e na pós-graduação; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fundamentos do Serviço Social e América Latina (GFAL); membro da coordenação do GTP Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional, da ABEPSS. Autora do livro “Fundamentos do Serviço Social na América Latina e no caribe: conceituação, condicionantes sócio-históricos e particularidades profissionais”, publicado pela Editora Papel Social (2019), desenvolve pesquisas na área dos Fundamentos do Serviço Social.
Raí Vieira Soares
Minicurrículo: Bacharel em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (PPGPS/UnB). Professor Assistente no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Miracema. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social (GEPOSS/UFT), membro do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA/UnB), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/UnB) e da Rede de Pesquisa Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social (Rede CADESS - UnB/UFF).
Selma Maria Silva de Oliveira Brandão
MINICURRÍCULO: assistente social, doutora em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolve atividades profissionais como docente, lotada no Departamento de Serviço Social da UFMA, desde 1995, com experiência na formação acadêmico-profissional, com ênfase nos fundamentos do Serviço Social. Atual coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Tempo, Trabalho, Identidade e Serviço Social - GEPTISS, vinculado ao DESES/UFMA, tem realizado trabalhos direcionados aos seguintes temas: questão social, formação e pesquisa em Serviço Social. Integra a atual gestão do Conselho Regional de Serviço Social CRESS/MA 2ª. Região, “Nosso Nome é Resistência”.
Kajali Lima Vitorio
Minicurrículo: assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Baixada Santista); Professora na graduação e pós-graduação lato sensu na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). Pesquisadora na área de relações étnico-raciais.
Tatiana Brettas Waehneldt
Minicurrículo: Professora do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da Escola de Serviço Social da UFRJ. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Líder do Laboratório de estudos Capitalismo dependente e questão social no Brasil (Lecad). Integrante do comitê editorial da Revista Temporalis. Autora do livro Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil (Consequência, 2020).
Verônica Ferreira
Assistente Social, graduada pela Universidade Estadual do Ceará (2002), possui Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Realizou Pós-Doutorado no Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social – MASS/Universidade Estadual do Ceará (2019-2020). Pesquisadora premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no ano de 2018, pela melhor tese da área de Serviço Social. Atuou como Pesquisadora e Educadora no SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, no período de abril de 2003 a maio de 2022. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, desenvolvendo pesquisas sobre Mulheres, Trabalho, Estado, Seguridade Social e Fundo Público. É integrante do Grupo de Trabalho CLACSO "Feminismos, resistencias y emancipación". Feminista, militante da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB e Articulação Feminista MARCOSUR – AFM.